Saudações, meus caros. Teodor aqui!

E hoje, nesse momento pós mega atualizações anuais do Clash of Clans, venho trazer a teorização de uma das estratégias mais clássicas, efetivas e muito querida por todos os jogadores: estou falando do GoWiPe, essa combinação poderosa de Golem, Magos e Pekkas.

Guia e Técnicas da estratégia GOWIPE

Bom, a primeira coisa que preciso conversar com vocês é a respeito de qual dessas três tropas é o coração do ataque, isto é, o motor ofensivo e aquela que deverá ser protegida a todo custo na duração do ataque. Ela é o Mago. Sim, vocês devem estar pensando que é a Pekka, certo? Mas não é!

São os Magos porque são essas as tropas mais ofensivas, já que mesmo tendo um Dano por Segundo menor do da Pekka, eles são mais rápidos e ainda lançam chamas através dos muros, o que os tornam toda a potência do ataque. E acaso não acreditem, experimentem realizar um GoWiPe e perder propositalmente a maioria dos seus magos para vocês perceberem que o ataque passa a ficar lento e as tropas restantes são aniquiladas ou, com sorte, perdem para o Tempo.

Além disso, e falo para os novatos, o ataque GoWiPe não é somente composto por essas tropas que já mencionei, existem diversas variações, cada uma atendendo o propósito estratégico de cada Layout. Assim, poderemos encontrar Corredores, Gigantes, Servos, Destruidores de Muros, Lançadores e Arqueiras, como vocês podem ver:

Como atacar de GOWIPE

Dito isso, vamos ao que interessa!

Para que eu possa ensinar tudo o que sei sobre o GoWiPe, é preciso que saibam realizar duas técnicas que serão fundamentais para a boa execução do ataque: Limpar o Castelo e a Técnica do Afunilamento, ambas podem ser vistas no meu canal, nos links aqui em baixo. Então, sugiro que deem uma pausa na leitura para conferir – Fiz os vídeos especialmente para encurtar o artigo!

Assim, aprendido as duas técnica, vamos então para a abertura do GoWiPe. E a primeira coisa a ser dita é o espaçamento dos seus Golens em modo de aproveitamento, isto é, como vocês puderam ver na Gameplay, o Golem utilizado na Limpeza do Castelo do Clã (CC) deve ser colocado propositalmente a fim de duas coisas:

  1. Tankar as tropas utilizadas na limpeza;
  2. Servir de apoio para a abertura do GoWiPe.

Desse modo, conforme o Golem da Limpeza for subindo até os muros, vocês devem dar um espaçamento e colocar um outro Golem a 1 ou 2 dedos de distância do primeiro, para que eles adquiram um maior ângulo de contato a fim de que as tropas sobre sua cobertura fiquem mais protegidas.

Porém, como definir esse ângulo de abertura? Dou uma dica cômica: pelo Abraço! Imaginem que os Golens devam receber os danos das armas mais ofensivas, Torre do Mago, Morteiros, X-Bestas e etc., por que não, então, dar um Abraço nelas com seus Golens, para interromper o alcance desses danos às tropas frágeis? Sim! Exemplo cômico, eu mesmo estou rindo; mas pensem nisso e apliquem: onde estiverem as torres mais fortes, à frente da direção de sua entrada de ataque, soltem os Golens a uma distância suficientemente larga para receberem os danos dessas Armas, e suficientemente curta para que eles se juntem após os muros serem derrubados pelos Destruidores de muros, até porque, se soltarem em uma distância muito larga, seus Golens vão caducar, isto é, ficar batendo nos muros, abandonados e não penetrar no layout.

Começando ataque de GOWIPE no Clash of Clans

Então, Golens em abertura, agora é a hora da Técnica do Afunilamento: Com os Golens protegendo o perímetro, soltem dois ou três Magos atrás de cada Golem, assim, eles irão destruir as construções a sua frente, criando os Buracos de Contenção para o Afunilamento.

Posicionamento de tropas começo do ataque magos

Feito isso, na sequência vem o Combo: Leque de Magos, Destruidores de Muros – Tomem cuidado com o Ritmo dos ataques dos Morteiros e das Torres dos Magos -, Pekkas, Herói(s) e mais alguns Magos – deixe sempre guardado alguns deles, dois ou três, para qualquer correção no ataque.

Estratégia GOWIPE

Feito isso, é chegada a hora de ajudar suas tropas: solte um Feitiço de Fúria ou Cura em cima dos Golens, de modo a fazer o raio deles entrar em contato com o Máximo de Tropas possível. E nesse ponto vamos fazer uma pausa. Preciso explicar como funciona a estratégia dos Feitiços e suas variações.

Geralmente os Feitiços usados são esses:

E como notaram, há a variação entre duas-Curas ou duas-Fúrias, assim, cada combo reflete um efeito diferente, que pode aumentar drasticamente o desempenho do seu ataque, ou reduzi-lo profundamente levando-o à ruína. Então assim:

1. Usar duas-Curas significa um GoWiPe. mais lerdo, porém, mais protegido, perfeito para layouts muito abertos, como esse:

2. Já usar duas-Fúrias deixa o seu ataque extremamente ofensivo, porém, menos protegido, o que é perfeito para layouts mais fechados, como esse:

Assim, retomando, quando se leva duas-Curas, é preferível gastar uma logo após a abertura do GoWiPe, quando os Golens e as tropas atravessam o primeiro lance de muros, porque isso permite que as tropas estejam muito bem revitalizadas até alcançarem o Eixo do layout, onde geralmente se encontram as Armas mais ofensivas. Então, assim que chegarem ao Eixo, por meio do Feitiço de Pulo, solta-se o Feitiço de Fúria, para que as tropas possam aniquilar tão rapidamente as Armas mais poderosas, que estas não conseguirão lhes causar muitos danos. E depois disso, ao final do ataque, quando suas tropas estiverem enfrentando as últimas Armas, solte a Cura restante, de preferência em cima das tropas nessa ordem de prioridade: Magos e Pekkas, ou seja, em cima dos magos, se estiverem com um tanker na frente, não havendo, então sobre às Pekkas.

Já se usar duas-Fúrias, após a abertura do GoWiPe, assim que os Golens e as tropas atravessarem o primeiro lance de muros, solte uma Fúria e, assim que as tropas alcançarem o Eixo do Layout, por meio do Feitiço de Pulo, novamente uma Fúria, desse modo guardando a Cura para as Últimas Construções – ou, em caso de grande necessidade, logo após a segunda fúria.

Feito isso, parabéns, você aumentou drasticamente a sua chance de 100% no ataque. Porém, essa receita não é milagrosa, porque vai depender da sua experiência de jogo e conhecimento de diversas outras técnicas, como a Técnica do Surgical, que é possível aplicar em todos os ataques.

Além disso, quero deixar suspenso que existem variações mais complexas de GoWiPe, como por exemplo o famoso GoWiPe-Chinês, que trarei em um próximo artigo, para que esse não se torne um livro, hahaha!

Meus caros, espero ter ajudado e podido transmitir conhecimentos elementares dessa Estratégia por mim muito querida, e que esses conhecimentos possam ser, por vocês, ensinados a outros jogadores, para que o Clash of Clans cada vez mais se torne melhor e mais competitivo.

E vou ficando por aqui. Como sempre digo! Por ora… é isso!

Como atacar de GOWIPE (Guia e Técnicas da estratégia)
4.8 (95.07%) 402 vote[s]

Comentários via Facebook

3 COMENTÁRIOS

  1. Como atacar de gowipe: não ataque de gowipe
    fim do post!
    Kkkkkkkk brincadeiras a parte, estrategias com corredor e/ou valquirias no cv 8, 9, 10 e 11 são bem melhores, mas é minha opinião, já ataquei muito de gowipe mas hoje prefiro atacar com corredores

    • Fala, meu caro! Teodor aqui! É, tem muitos jogadores que preferem o caminho fácil, então estratégia mais O.P., mas temos que ver o potencial de técnicas que o Gowipe guarda em si e que ajuda a desenvolver as habilidades dos outros ataques. Depois das novas atualizações e o nerf na Tesla, gowipe se tornou muito mais fácil de se executar. Obrigado pelo comentário! Abraço!

    • Eu estava usando uma estratégia com Golems, Magos e Valquírias justamente no CV 10. Realmente funciona muito bem, mas o custo de elixir negro é alto demais. Então vou começar a usar o GoWiPe como uma alternativa mais barata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário por favor!
Por favor, digite seu nome aqui