Tudo sobre “Vilas No Defense e Minimax”

24
Saudações, meus caros! Teodor aqui, fazendo as honras da apresentação, sou o novo colaborador aqui do site Clash of Clans – Dicas, e vocês me verão trazendo artigos e séries de artigos para torná-los cada vez mais: melhores jogadores!

Para um artigo inicial, venho responder ao pedido de um de nossos leitores, Luiz Henrique, que queria muito entender melhor como funcionam as tão famosas Vilas No Defense e Minimax. Então vamos lá!

Vilas No Defense – Saiba tudo sobre!

As No Defense, também conhecidas como Defenseless, ou seja, Sem Defesa, são uma modalidade de evolução de Vila criada para atender uma manobra estratégica que parte de um princípio simples, porém, inversamente proporcional a sua dificuldade de maximização, isto é: uma Vila sem nenhuma defesa. Bom, não é inteiramente verdade, ela terá apenas o canhãozinho, lvl 1, que somos obrigados a comprar no modo Tutoria, bem como todos os Heróis, muros e acampamentos. Mas, somente isso! Então estamos falando de uma Vila que se resume a reservatórios, coletores, acampamentos, quarteis, fábricas de feitiços e laboratório. Daí vocês já puderam presumir a dificuldade épica de maximizá-las, uma vez que para atingir a quantia certa para o Up de qualquer construção ou tropas terão que passar longas horas conectados à Vila, afinal, ao saírem dela, ela será devastada pelos jogadores adversários. Isso porque a essência dela é exatamente isto que vocês já previram: desprezar sua defesa e fortalecer seu ataque ou seja tropas maximizadas. Mas por quê? Vocês devem estar pensando. Para um simples e extraordinário motivo: Vantagem nas Guerras!

(No Defense em desenvolvimento do Clã SUBURBANOS: #8QRYRQQL)

(Potencial de ataque ainda restrito contra CV7 ou CV8)

Muitos já devem saber que o sistema de Guerras do Clash of Clans é um sistema matemático de selecionamento de clãs baseado em critérios de escalação que atuam no cálculo de uma média ponderada de valores atribuídos não só à força do clã como um todo, mas também individualmente entre as Vilas dos competidores, ou seja, o sistema – que muitos jogadores chamam de A Caixa Preta, por não terem muita ideia de como funciona – atribui um valor numérico para cada construção e tropas do jogador levando em conta os seus níveis de evolução. Portanto, a conta se daria hipoteticamente assim:

Se um competidor tem uma CV8 Full Armas, mas seus muros ainda são nível 7, provavelmente ele chamará um adversário espelho também Full Armas, porém, possivelmente com muros também Full. Isto porque percebemos que a maximização de armas tem um peso maior do que a maximização de muros. E no meio disso, muitas outras informações tiramos. Particularmente eu sou fissurado em tentar compreender essa tal Caixa Preta, e para falar mais dela trarei um novo artigo com alguns dados reconhecidos por jogadores de alto nível.

Seja como for, em guerras, vocês muitas vezes encontraram vilas de CVs superiores no meio de CVs inferiores, por exemplo, uma vila CV10 ou CV11 entre as últimas Vilas da Arena de Guerra. Porém, essas Vilas de CVs altos são extremamente toscas, não tem nenhuma defesa que não seja só os muros e o canhãozinho lvl 1 – embora alguns jogadores tendam a maximizá-lo –, extremamente fácil de dar PT e de destruir. Ou quando não é isenta de defesas, aparecem com muros e poucas defesas, algo que já vou explicar.

Bom, isso é possível exatamente por esse tipo de estratégia que estamos falando. Uma Vila No Defense é uma Vila extremamente poderosa em ataque e praticamente nula em defesa. Desse modo, é uma Vila preparada para levar PT de Vilas CV5. Contudo, é uma Vila de Ranking baixo que propositalmente atacará a Vila de Número 1 da Arena, já que seu poder de ataque permite esse feito.

(Foto tirada da Guerra do Clã SUBURBANOS: #8QRYRQQL)

Já conseguem ver o potencial da estratégia? Nesse sentido, se estamos falando de uma No Defense que toma a última posição da guerra e que atacará a primeira vila da Arena, ela automaticamente, com seus ataques, gerará uma reorganização da estratégia de guerra prevista para que todos atacassem espelho. Logo, se ela atacar o Número 1 e o Número 2 da Arena, ela forçará o então Número 1 aliado a atacar o Número 3 e o Número 4, e assim sucessivamente, tornando o confronto do seu clã muito mais fácil, porque ao descer 2 alvos abaixo do seu espelho, todos estarão lutando com vilas mais fracas comparadas com as suas, aumentando potencialmente o índice de vitória.

Estratégia fantástica, não? Porém existem variações, e estas variações são as famosas Minimax.

Minimax – Como funcionam e quais as vantagens?

Bom, a existência das Minimax surgiu da necessidade de replicar essa estratégia que acabamos de ver, porém, com um nível de esforço consideravelmente menor ao que é gasto para maximizar a vila No Defense. Como vimos, a No Defense não tem defesa alguma e, portanto, deixa as portas abertas para que todo seu recurso seja roubado. Para minimizar esse roubo em massa, muitos jogadores com pouco tempo de dedicação preferiram trazer algumas defesas para suas Vilas, a fim de que seus recursos possam se acumular mais e ser melhor preservados – embora haja uma estratégia para preservação efetiva de recursos, que trarei em outro artigo.

Nesse sentido, uma Minimax é uma vila com armas, muros, traps e construções congeladas numericamente de um CV baixo, CV5 ou CV6. Vou explicar melhor: a Minimax ideal é um Vila que evoluiu normalmente até CV5 ou CV6 comprando todos os itens desse CV, mas que continuou subindo de CV e não comprou mais nenhum item dos CVs superiores – exceto os heróis e os acampamentos –, de modo que apenas maximizou tudo o que um CV5 ou CV6 tem. Assim, os acampamentos, as armas, as traps e as outras construções e o próprio CV são, por exemplo, todos de uma CV11, mas não terá X-Bestas, Torres Inferno e Artilharia Águia como armas mais fortes. Mas, claro, é imprescindível que tenha todos os Heróis, afinal, uma Minimax executará a mesma estratégia de Guerra da No Defense, com a diferença de ser minimamente defensiva ou assustadoramente defensiva para o seu CV espelho, que será CV6, Cv7 ou no máximo, Cv8.

(Minimax de CV5 em desenvolvimento e ainda em estágio de CV9, tirada do Clã Mini Max Savage: #9JPQQ08R)
(Potencial de ataque no momento contra Cv9. Destaque para a liga do jogador)

Contudo, a estratégia da Minimax tem um diferencial importante, pois às vezes o CV espelho e os CVs um pouco acima não conseguirão fechá-la, de modo que algum CV um pouco mais alto da Guerra será forçado a descer para resolver o problema, tirando assim a possibilidade deste adversário forte usar seus 2 ataques na sua categoria de guerra, ou seja, a guerra que acontece em torno do seu respectivo espelho.

Tudo pode não ser tão simples, temos mais variações…

Neste assunto as coisas não são tão simples, há ainda algumas variações poderosas de Minimax e No Defense, chamadas de Vilas Intermediárias ou Estrategicamente Rushadas.

Existem muitos jogadores que acabam jogando algumas Torres Infernos ou X-Bestas em suas Vilas Nanicas – vamos chamar assim. Isso faz com que a No Defense ou a Minimax não seja pura, porém, essa, digamos, impureza trará alguma vantagem previamente programada pelo jogador, que muitas vezes está aliada com a composição estratégica e específica de guerra de seu clã. Essa percepção, ou melhor, modificação não tem uma regra geral como há a receita de criação das Vilas Nanicas, porque atendem a alguma necessidade do clã. Por exemplo: se um clã percebe que em muitas Guerras a Minimax não está atraindo a descida de ataque de adversários altos – caso esse seja um interesse do clã –, porque as Vilas baixas estão fechando-a, é possível acrescentar uma Torre Inferno; melhor ainda, uma X-Besta. Isso poderá elevar a subida da Minimax no Ranking da Arena? Sim! Mas forçará a descida do oponente forte. Para mim não parece uma melhora na estratégia, mas há divergências…

(Minimax de CV4 em estágio de maximização ainda em CV10 com uma X-Besta, tirada do Clã Mini Max Savage: #9JPQQ08R)

(Destaque para a liga do jogador)

Essas vilas, principalmente a do gênero Minimax, muitas vezes são categorizadas de, por exemplo, Vila 5.5 para um CV5 com o acréscimo de alguma arma poderosa, seja X-Besta ou Torre Inferno. Assim, existem as Vilas 6.5, 7.5 também, ou, como na imagem, 4.5.

No meu ponto de vista, embora reconhecendo que esse efeito de empurrar uma decida ou reacomodação de estratégia no clã adversário seja muito boa, é de todo modo muito arriscado, porque pode fazer com que a sua Vila Nanica suba muito no Ranking e, consequentemente, você perca a maior vantagem dela, que é deixa-la o mais baixo possível da Arena. Afinal, o maior propósito dessas vilas está no ataque, ou melhor, atacar a Vila de Número 1. Ou seja, não se importe em defendê-la, deixe destruírem-na, porque o ideal é tornar o ataque de todos os membros do seu clã mais fácil. Se quer uma Vila defensiva, já basta Upá-la normalmente.

E, por fim, é óbvio, meus caros, que quem tiver uma dessas Vilas Nanicas, tem que ser muito bom atacante de CV11, porque se vai atacar o topo do Ranking, tem que fazer bonito, senão o tiro sai pela culatra e, então, será o seu clã que terá que reorganizar a estratégia de ataque, assim podendo faltar o fechamento de alguma Vila lá embaixo no Ranking.

Espero ter respondido as dúvidas do Luiz Henrique e as de todos vocês. E espero ser bem-vindo por todos nessa minha colaboração, aqui, no Maior Site de Clash of Clans do Brasil, Clash of Clans-Dicas.

E por ora… é isso!

Tudo sobre “Vilas No Defense e Minimax”
4.7 (94.67%) 135 votes

Comentários via Facebook

24 COMENTÁRIOS

    • Olá, meu caro! Modalidade arriscada na minha opinião. Mas de algum modo pode ser efetiva. Para concluirmos uma efetividade teríamos que analisar toda a evolução da vila e o próprio clã do jogador, para medir o peso dela em guerra.

      Forte abraço!

  1. Muito bom post! Parabéns e seja bem vindo!
    Eu tenho uma no defense, que está no cv9, sofro pt toda hora e na maioria das vezes a SC só me dá 30 minutos de escudo 🙁
    Acho que já estão cuidando dessas vilas hehe!!! Clash on!

    • Olá, meu caro! Primeiramente, obrigado mesmo pelas boas vidas! E também parabéns pela sua No Defense, é um esforço épico desenvolvê-las! Mas a Supercell de fato não é cega, ela tem o olho de Sauron hahaha; flamejante e muito atento. Mas não acho que ela venha – pelo menos por agora – retirar esse nível de estratégia, porque é uma estratégia que não corrompe o jogo, só apenas se apropria da amplitude de estratégias que o jogo permite, que eu classifico em 3 níveis: Estratégias convencionais (evolução de defesa e ataque), estratégias ofensivas (evolução perspicaz de tropas em detrimento da defesa) e estratégias estruturais (que leva em conta o processo de evolução das Vilas). Bloquear as No Defense de alguma maneira limitaria a amplitude do jogo e o tornaria menos complexo. Bom, torço para que não mexam nessas coisas.

      Forte abraço!

    • Eis o grande problema. Na verdade a SupeCell exige que, para que o atacado ganhe o escudo, o atacante use no mínimo 33% de sua capacidade de exército. Ou seja, um CV 8, que possui 200 de capacidade no acampamento, precisaria usar no mínimo 66 de espaço (2 gigantes e 56 arqueiras) no ataque para conceder escudo.

      É aí que mora a dificuldade das vilas sem defesa. É praticamente obrigatório ter sempre tropas fortes no castelo de defesa para forçar o atacante a usar esses 33%. Caso contrário, você incorre no risco de tomar consecutivos ataques com 30 Goblins, o suficiente para devastar sua vila, e ganhando apenas guardas de 30 minutos, isso sucessivamente até que seus armazéns simplesmente sequem.

      • Sim! E não… Aliás, ótima análise! Quando se tem o CV derrubado ganha-se escudo! A estratégia, que aliás vou escrever em um próximo artigo, obriga o adversário a derrubar o CV para concluir o saque. O foco é isso, forçar a queda do CV. Não é muito escudo, mas todo ataque vai trazer escudo.

        • Teodor, já faz tempo que a supercell mudou isso. Não se ganha mais escudo quando o cv é derrubado. O tempo de escudo é calculado com base na porcentagem de destruição que você sofreu

          • Putz! Você tem razão, esqueci completamente disso! De fato, para as No defense não terá jeito mesmo. Vou tentar estudar alguma saída pra isso. Mas levando isso em conta, quase não tem saída!

            Obrigado, meu caro por me lembrar disso!

      • Cara, muito bom!!! Perfeito é isso! Esqueci desse detalhe hehe!!!! bora pra ter defesa sempre! Gostei do post e dos comentários, bastante coisa útil!

  2. Olá, parabéns pelo post.
    Atualmente tenho uma Minimax CV 6 que está no CV 8 e estou pensando em colocar a 3° def aérea, o que voce acha ?
    Tenho também uma CV 7 que era No Defense, mas infelizmente acabei comprando 2 Torre Arqueira e outro canhão, essas 4 defesas estão e ficarão para sempre no nível 6, nível de CV 5. Decidi rusha-la para o CV 10, você acha que essa é uma boa decisão, e além disso, essas 4 defesas irão prejudicar meu clã na guerra ? Atualmente ela está puxando CV 6 mal upado, creio que não vai sair desse padrão não.

    Agradeço pela ajuda e, mais uma vez, parabéns pelo Post.

    • Fabio, tenho uma “Minimax” 5.7, apenas 2 Torre Arq e 2 Canhões nível 6, hoje já vai pro CV8, mas quero pular o CV 8 E CV 9 e ir direto pro CV 10. Você acha que vale a pena pular direto para CV 10? Sei que o farm ficará difícil, meu clã é de CV 7 E CV 8, faria isso para upar apenas o DG inicialmente e ajudar nas guerras.

  3. Tenho uma no defence que esta cv10 e pra resolver o problema dos saques continuos, adicionei tds as armadilhas até o cv sete, menos teslas e deixei tds no lv 1 msm, assim as hordas de barbaros, arqueiras e goblins morrem nas bombas gg e os servos nas armadilhas aereas.

  4. Parabéns pela iniciativa

    estou upando 1 vila noDefense para poder ajudar o meu clã , esta cv7 ainda…
    desanima 1 pouco ver vc sendo roubado e não poder fazer nd , mais nas guerras isso está sendo compensado…

    #9JQLVCVR8

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário por favor!
Por favor, digite seu nome aqui