Conteúdo mostrar

Nesse final de semana o Darian, gerente de comunidade do Clash of Clans, fez um AMA (Ask Me Anything) no reddit, que é um quadro onde respondem perguntas da comunidade sobre o jogo. O Darian respondeu dezenas de perguntas e muitas delas importantíssimas, inclusive sobre as próximas atualizações para esse ano e o rumo do Clash.

O AMA foi feito no reddit, mas o membro PaluEF, lá do Fórum oficial, reuniu todas melhores perguntas e repostas. Então fiz a tradução pra trazer aqui pro site, confere aí!

 

Melhores Perguntas e Respostas do Darian

1Pergunta: Algum plano para reformulação do recurso de vinganças? Neste momento a vingança é completamente e totalmente inútil.

Resposta: Oh garoto. Essa é difícil. Concordamos que é totalmente inútil depois de um certo nível de CV. Nós pensamos em nos livrar disso completamente, mas há um certo sentimento de gratificação quando você pode revidar contra o idiota… ehh… quero dizer, um jogador que te atacou você, estou certo?? Então, achamos que o recurso de vingança precisa de uma revisão geral. Não planejamos nos livrar dele, mas ainda não temos certeza de como queremos melhora-lo. Sim, há uma tonelada de maneiras fáceis de fazer isso, como permitir que você se vingue mesmo com escudos, mas por saque reduzido ou nada, etc. Mas a vingança é um prato melhor servido frio, e precisa ter esse sentimento de gratificação quando você usa ele.

 

2Pergunta: O CV13 estará chegando este ano?

Resposta: É inevitável que esta questão apareça. Temos mais duas atualizações planejadas para o resto do ano. Embora geralmente não divulguemos atualizações importantes como um novo CV até que estejamos prontos para anuncia-lo, temos atualizações planejadas para meados e final do outono e mais uma para o final do ano.

Como temos a Final Mundial da ESL no final de outubro, não introduziremos um novo nível de Centro de Vila antes que as finais da ESL tenham sido concluídas, pois a introdução de um novo nível de CV jogaria toda a competição em desordem. Além disso, gostaríamos que os concorrentes tivessem a chance de maximizar suas vilas antes de competir com eles.

Com isso dito, levamos 2 anos e meio para introduzir o CV12 após o lançamento do CV11. Como temos dito, não queremos esse mesmo intervalo de tempo entre CV12 e CV13.

Não estamos dizendo nada, dizendo que haverá um CV13 em algum momento. Embora isso não seja um compromisso rígido com os cronogramas, gostaríamos de lançar um novo nível de CV a cada 18 meses. Isso não é uma garantia de quando um novo CV chegará, mas apenas uma regra de quão frequentes gostaríamos que novos conteúdos daquela escala fossem lançados.

Temos uma grande atualização prevista para o final do ano. Sinta-se à vontade para especular, ou tente ler nas entrelinhas se quiser, mas será uma grande atualização com alguns recursos novos

 

3Pergunta: Vamos ter a Skin do Grande Guardião em breve?

Resposta: Sim. Quando se trata do Grande Guardião, o número de jogadores que o desbloqueou no CV11 é significativamente menor do que os jogadores que têm um Rei Bárbaro e uma Rainha Arqueira. Portanto, não estaremos fazendo skins para o guardião com frequência. Mas ele está ansioso para vestir suas roupas de festa, já que ele é um homem selvagem sob aquelas vestes acadêmicas, então fique de olho logo quando convidarmos você para a grande celebração.

 

4Pergunta: Estaremos recebendo uma 4ª Máquina de Cerco?

Resposta: Nós temos algumas novas idéias sobre a Máquinas de Cerco, mas nada que realmente nos faça pensar: “Sim! Essa é uma idéia que funciona!” Existem alguns clichês, como um que escava no subsolo, mas não somos convendidos disso. Então, ainda estamos experimentando idéias.

 

5Pergunta: Podemos esperar por Skins de Férias para os heróis?

Resposta: Não posso dizer com certeza que faríamos uma skin com tema festivo para todos os heróis de uma só vez. No entanto, se fosse dezembro, eu tenho certeza que qualquer que seja a skin que lançarmos estaria vestida em trajes de inverno+

 

6Pergunta: Quando a Base do Construtor foi introduzida no jogo em Maio de 2017, foi o plano da Supercell desde então adicionar o 6º Construtor na Vila Principal depois de mais de 2 anos ou surgiu como uma ideia mais tarde; uma adição especial para o BH9?

Resposta: Adicionar um 6º Construtor na Vila Principal é algo que queremos fazer faz um tempo. Nós conversamos sobre isso e quase o adicionamos no lançamento do CV12. Mas nós não queremos que seja apenas um recurso onde você gaste um monte de gemas e chamar ele um dia. Quando trabalhamos pela primeira vez na Base do Construtor, nunca foi o objetivo final permitir que o Mestre Construtor… comute… para duas tarefas diferentes; Foi uma ideia que surgiu durante o desenvolvimento do BH9. Queríamos que o 6º Construtor se sentisse como um feito no final de uma longa jornada, em vez de apenas algo que você comprou. Tinha que ser algo que os jogadores do F2P poderiam alcançar, mas não seria tão fácil que você conseguisse assim que fosse lançado.

 

7Pergunta: q: A equipe considerou o reset de troféus para 5k na Base do Construtor?

Resposta: Tem sido discutido, muitas vezes, e acredito que estava quase pronto para o lançamento da BH9. Dada a meta-mudança, acho que vale a pena implementar.

 

8Pergunta: O 7º aniversário do Clash of Clans está se aproximando em breve! Existe algum “spoiler” que você pode nos dar se há algum evento especial vindo para ele?

Resposta: Nós temos algo divertido planejado para a festa do 7º aniversário. É um pouco maluco, mas estamos nos divertindo muito com isso. Haverá eventos e… outras festividades.

 

9Pergunta: No última Pergunte-me qualquer coisa, você foi perguntado se a produção de uma nova gema seria redefinida ao coleta-la da Mina, você disse que perguntaria à equipe de desenvolvimento. Você tem uma resposta para isso agora?

Resposta: Quando você coleta Gemas da Mina de Gemas, ela ainda reterá quaisquer fração de Gemas que ainda estejam gerando. Por exemplo, se você coletou suas Gemas enquanto estava em 1.9 Gemas, você coletará 1 Gema, mas o 0.9 ainda estará lá até atingir 1.0*.*

 

10Pergunta: Quais são os seus pensamentos sobre a BH9 dando um Buff muito forte para unidades aéreas em BH9 (Servos e Bebês Dragões extras por acampamento), dando um grande Nerf para os exércitos terrestres, acrescentando o Lança-Lava, que countera rigidamente os Carrinhos de Canhão e Bruxas Sombrias (que também já foram bastante fracas na BH8)?

Resposta: É tudo sobre encontrar esse equilíbrio. Estamos de olho no meta, pois o balanceamento também depende do nível do troféu em que o jogador está. Certos exércitos são eficazes em certas faixas de troféus porque as bases em certos níveis de atualização tendem a pairar em certas faixas. O que pode aplicar-se a BH9’s acima de  4.000 troféus pode não ser aplicável a BH9 ou meados de BH8’s full em 3500 troféus. Então, se e quando fizermos o balanceamento, precisamos também ficar de olho no seu efeito gotejamento. O Lança-Lava é nossa primeira defesa DOT AOE (traduzindo: dano em área ao longo do tempo) para a Base do Construtor, por isso lançou uma nova dinâmica na forma como os jogadores atacam, mas precisamos ver alguns meses de dados antes de começarmos a fazer ajustes.

 

11Pergunta: Você é capaz de nos dar qualquer detalhe sobre quais são as prioridades/o que está sendo trabalhado para o restante de 2019?

Resposta: Esta é realmente uma excelente pergunta. Até a atualização recente, nossas prioridades foram acelerar o processo de atualização e também corrigir as nuvens. Nós fizemos ambos, e as palavras não podem descrever o quão felizes estamos com a Operação Céu Azul. Há provavelmente algumas melhorias incrementais que poderíamos aplicar ao sistema, mas no geral sentimos que tem sido um grande sucesso, embora alguns anos depois do que os jogadores esperavam.

Então, com esses dois grandes obstáculos fora do caminho, em que estamos nos concentrando?

  • Novo conteúdo – Esta é sempre uma força motriz na equipe. Que nova coisa legal podemos lançar que melhoraria o jogo? Nós nunca fazemos conteúdo apenas para liberar novos conteúdos. Parafraseando Marie Kondo, quando fazemos novos conteúdos, devemos despertar alegria em nós e nos jogadores. Tem que ser divertido, tem que ser diferente, e tem que fazer sentido. E, embora essas diretrizes possam parecer sensatas, sentar-se para essas reuniões com a equipe de design é uma das mais divertidas (e engraçadas) reuniões que temos.
  • Melhor experiência de Clã – Isso é algo que sempre estivemos de olho nos últimos dois anos. É fácil criar uma lista de coisas que gostaríamos de fazer para melhorar a experiência do Clã, mas criar um planejamento do projeto para implementá-las é bem diferente. Mas, estamos olhando para uma tonelada de melhorias de qualidade de vida nesta linha.
  • Conteúdo Single player – Embora não esteja no topo da lista de prioridades, gostaríamos de adicionar algum conteúdo de single player/PVE no futuro. A forma que isso vai tomar ainda está no ar, já que temos milhares de ideias realmente interessantes que gostaríamos de colocar no jogo.
  • Esports – Este foi o primeiro ano em que Clash subiu ao cenário mundial na forma de esports em parceria com a ESL. Foi uma aposta, já que é um jogo para celular de 7 anos. Mas a parceria com a ESL foi uma união incrível, já que vimos tantas equipes profissionais saírem da toca. Tribe Gaming, Team Queso e muitos mais entrando no ringue com equipes patrocinadas. Com jogadores de vários países indo para as finais, é realmente um Campeonato Mundial. Então, gostaríamos de explorar um pouco o espaço dos eSports nos próximos anos.

 

12Pergunta: Teremos diversos benefícios como no Clash Royale, por exemplo, Nomes Dourados no chat com o Passe de Temporada?

Resposta: Quando lançamos os Desafios da Temporada, queríamos deixar os jogadores manterem um perfil discreto sobre se fizeram a aquisição do Bilhete Dourado, considerando como alguns membros da comunidade podem antagonizar os jogadores que gastam dinheiro no jogo. Nós não queríamos pintar um alvo gigante neles. No entanto, dado que se eles têm uma Skin de Herói desbloqueada, isso é um bom indicador de que alguém fez a atualização para o Bilhete Dourado. Eu não sei de nenhum estilo especial ou recursos que planejamos adicionar aos membros do Passe, mas é algo que certamente poderíamos ver.

 

13Pergunta: Os jogadores F2P (que não gastam dinheiro no jogo) poderão obter skins futuras com Gemas, por exemplo, ou recompensas de evento? (Embora eu tenha adquirido o Passe de Temporada)

Resposta: Em algum momento, podemos oferecer skins anteriores em ofertas de pacotes ou ofertas sazonais especiais. Precisamos ter certeza de que estamos conseguindo um equilíbrio nessas ofertas, para garantir que o Bilhete Dourado seja o valor mais atraente, já que realmente é um grande negócio. É algo que foi discutido, mas nada foi comprometido ainda.

 

14Pergunta: Será que vamos ter alguma terceira vila no futuro?

Resposta: Provavelmente não. E isso não é por causa da divisão da comunidade entre os amantes da Vila Principal e os fãs da Base do Construtor, mas porque a alocação de recursos de desenvolvimento para três vilas diferentes simplesmente não faria sentido. A Vila Principal é claramente o pilar do jogo onde vemos mais atividade. Nós não queremos dividir o tempo dos jogadores entre ter que lidar com três vilas diferentes, pois isso seria simplesmente muito exigente para os jogadores e para nós.

Se nós vimos um motivo para uma, então talvez. Por exemplo, se houvesse uma terceira base para a qual todos os membros do Clã contribuíssem, talvez seja algo em que possamos pensar. Mas uma característica como essa não está em nosso radar no momento.

 

15Pergunta: Recentemente, a Supercell anunciou que está removendo os jogos das lojas de aplicativos vietnamitas. Isso significa que existem possibilidades de remoção dos jogos de outros países, como EUA ou Índia?
Além disso, não tenho certeza sobre os usuários do iOS, mas eles podem acessar o jogo via APK, será que alguma coisa os impedirá de jogar?

Resposta: Não. Infelizmente, não posso comentar mais sobre isso além de direcioná-lo para nossa declaração pública (notícia em português aqui).

 

16Pergunta: Ideias sobre alterações no nome do clã?

Resposta: Tem sido descartada por enquanto.

 

17Pergunta: Se ou quando isso acontece e vem com outro herói, a equipe de desenvolvimento pensa em mudar a forma como usamos heróis? Nos faz escolher 3 dos 4 (ou mais no futuro) heróis disponíveis para trazê-los para a batalha? Ou continuar trazendo todos eles?

R: Então, vamos olhar para uma hipotética nova versão do Centro de Vila, onde apresentamos um novo herói apenas para responder a estas perguntas: Se fôssemos introduzir um novo herói, uma das coisas que queremos evitar é que os jogadores sejam capazes de “escondê-los”. “ou como saco de areia até que eles possam nivelá-los alto o suficiente para ser desejável. Então, se criarmos um sistema no qual você possa alternar 3 dos 4 Heróis, as chances são de que os jogadores de alto nível apenas mantenham o 4º Herói inativo até que eles possam subir de nível de forma significativa. Nós gostaríamos de evitar essa situação. Ao adicionar o altar de um 4º herói adiciona um alvo extra para os atacantes destruírem, isso também significa que você terá 4 Heróis disponíveis quando atacar e que está adicionando mais botões à barra de ataque que você precisa prestar atenção. Quando você está fazendo ataques em várias fases, tentar acompanhar tudo na tela enquanto presta atenção em quando ativar seus heróis acrescenta mais complexidade que não sabemos se é necessário. Portanto, há alguns desafios que precisamos examinar se formos introduzir um quarto herói a partir de uma perspectiva de jogo. E isso nem é mencionar identificar qual papel nós queremos que o herói preencha. Temos um tanque (Rei), DPS (Rainha) e suporte (Guardião). Encontrar algo único, divertido, ainda é um desafio. DPS (R.A) de alcance e suporte (G.G). Encontrar algo único, divertido, ainda é um desafio. DPS (R.A) de alcance e suporte (G.G). Encontrar algo único, divertido, ainda é um desafio.


E se você prefere conteúdo em vídeo, o Vinhô fez um vídeo muito resumido sobre as novidades, assiste aí também:

Comentários via Facebook